Assim como uma organização empresarial tem uma cultura corporativa que é determinada por alguns princípios básicos, que incluem suas crenças, valores e padrões de conduta que determinam sua marca, a marca pessoal do gestor é o seu diferencial como pessoa. Vale lembrar que a marca corporativa é a maneira pela qual uma empresa se distingue da competição, bem como a carta de apresentação a investidores, colaboradores e clientes, que lhe confere um sentido de pertencimento e é fundamental para posicioná-la no mercado.
Suas habilidades, forças, valores e crenças originam uma marca própria ao gestor, a qual impactará as pessoas à sua volta, criando uma percepção dos outros sobre a pessoa.
Deste ponto de vista, é necessário comentar que o que é relevante para o gestor também deve ser relevante para os outros, assim como que seu objetivo deve ser conhecer as necessidades dos outros para satisfazê-las através da coerência com os seus valores.
Portanto, qualquer gestor que queira alcançar a excelência por meio de sua a marca pessoal deve seguir as seguintes seis etapas:
1) Defina o que você entende por sua “marca pessoal”: estabeleça quais valores você
destacar.
2) Defina os objetivos pessoais que deseja alcançar através da sua marca.
3) Estabeleça quem é seu público-alvo.
4) Saiba qual é a sua reputação atual e planeje suas ações para adaptá-la
aos seus valores e objetivos.
5) Comunique sua proposta ao seu público-alvo.
6) Revise sua marca pessoal porque as situações mudam.
Sucesso!