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Atenção, seu corpo também comunica!

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07 Jun 2023

Atenção, seu corpo também comunica!

A comunicação é essencial em todas as relações humanas. Sem ela, as pessoas estariam sozinhas e isoladas. Seja na vida pessoal ou nos negócios, é fundamental saber a importância da comunicação para se socializar melhor.

Relacionar-se com outras pessoas implica que, muitas vezes, temos que falar em público. Mas quando se trata de fazer uma apresentação, uma entrevista em grupo ou participar de uma discussão, a comunicação verbal não é a única forma de comunicação. A comunicação não verbal é tão importante quanto aquela expressa em palavras. Em muitas ocasiões, um simples gesto, olhar, sorriso ou movimento corporal pode significar muito mais do que uma palavra que pode comunicar concordância, indiferença, pressa ou incompreensão. Por isso, no ambiente de trabalho, a sua comunicação não-verbal é tão importante quanto saber se expressar através da fala ou da escrita.

A comunicação por seus gestos ou movimentos reforça a mensagem que você passa com palavras em uma apresentação, além do seu estado de espírito ou o sentimento que gostaria de transmitir. Daí a importância de fazer bom uso da comunicação não-verbal para transmitir o que realmente se quer expressar. Seguem abaixo algumas dicas de ações que podem ajudar a passar mais confiança e sensações positivas sobre você:

- Olhe sempre no olho do interlocutor para passar autoridade e domínio do assunto;

- Ao cumprimentar através de um aperto de mão, faça-o com firmeza para demonstrar segurança e dominância;

- Repita os gestos do seu interlocutor de forma moderada, estabelecendo identificação. Evite ficar com os braços cruzados e tensos em reuniões e outros eventos, isso pode sinalizar um fechamento para novas ideias.

- Tente mostrar de maneira natural a palma de sua mão para a pessoa com quem você interage. Ao fazer isso, você demonstrará inconscientemente que não tem nada a esconder, o que despertará maior confiança da outra pessoa.

- Cuide de sua aparência, pois ela transmite uma série de valores e princípios, além de até mesmo demonstrar maior competência.

- Evite a postura desleixada. A posição do seu tórax no momento da conversa também demonstra muitas facetas implícitas no diálogo, desde submissão à confiança. 

- Regule a elevação do seu rosto. Procure manter a inclinação da cabeça reta, para demonstrar equilíbrio e naturalidade.

- Por fim, evite cobrir a boca enquanto fala e sorria verdadeiramente.

Sucesso!

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Last Modified: Wednesday 07 June 2023 09:00
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