Blog Soluções Coaching

Emoções destrutivas - A Raiva

0 Comentários
963
09 Aug 2021

A raiva é uma emoção humana completamente normal que pode ser causada por estímulos externos e internos, e uma resposta natural que nos permitem lutar e nos defender. Portanto, uma certa quantidade de raiva, é necessária para nossa sobrevivência, mas quando sai do nosso controle e se torna destrutiva, pode nos levar a situações problemáticas no trabalho, nas relações pessoais e afetar nossa qualidade de vida.

Podemos ficar com raiva de uma pessoa específica, como um colega de trabalho ou supervisor, um evento como um engarrafamento, um voo cancelado, ou ainda por problemas pessoais e memórias de eventos traumáticos.

Quando alguém fica com raiva algumas mudanças fisiológicas e biológicas são observadas –aumento dos níveis de adrenalina, pressão arterial e frequência cardíaca – e a tendência é agir com agressividade. No entanto, não podemos atacar todas as pessoas ou objetos que nos irritam ou incomodam e existem leis, normas sociais e bom senso que para limitar nossas expressões de raiva. Além disso, podemos usar processos conscientes e inconscientes para lidar com sentimentos de raiva. Os três principais são expressar, suprimir e acalmar. E dos três, expressar os sentimentos de raiva de forma assertiva é o mais apropriado. Para isso, devemos aprender a deixar claro quais são as nossas necessidades e como resolvê-las sem ferir o outro. Ser assertivo não significa ser agressivo ou exigente, significa ser respeitoso consigo mesmo e com os outros.

O objetivo do controle da raiva é reduzir os sentimentos e a agitação fisiológica que eles causam. Talvez não possamos nos livrar de coisas ou pessoas que nos enfurecem, nem podem ser mudadas, mas podemos aprender a controlar nossas emoções.

Seguem 05 dicas para auxiliá-lo a permanecer no controle:

1) Técnicas simples de relaxamento, como controle da respiração podem ser muito eficazes, assim como exercícios de ioga e meditação.

2) Mudar a maneira de pensar também pode ser uma boa estratégia. Quando estamos com raiva, os pensamentos geralmente são muito exagerados e até dramáticos. É normal que tenhamos sentimentos confusos com alguma pessoa ou situação e é natural nos sentirmos frustrados, desapontados ou magoados com isso, mas sem gerar raiva ou tais emoções desproporcionais. Este processo não é fácil nem automático, mas o resultado de um esforço e de uma mudança gradual que pode começar pela substituição de pensamentos mais racionais.

3) Às vezes, a raiva e a frustração são causadas por problemas reais e inevitáveis em nossas vidas, são respostas automáticas. A frustração também aumenta a falsa crença de que todo problema tem solução, quando descobrimos que não é assim, é mais adaptativo deixar de focar na busca da solução e buscar estratégias para lidar e enfrentar o problema.

4) Pessoas com raiva tendem a se concentrar em fatos e conclusões que muitas vezes são completamente imprecisos. A primeira coisa que devemos fazer é colocar mais atenção em nossa comunicação: em uma discussão acalorada que tal diminuir a velocidade e o volume da nossa fala e pensar cuidadosamente sobre o que dizer em vez de “vomitar” a primeira coisa que vem à mente?

5) O humor pode ajudar a acalmar a raiva, nos oferecer uma perspectiva mais equilibrada e relativizar os fatos. Não se trata de rir dos próprios problemas e, sim, levar as coisas com mais leveza e de uma forma menos negativa para enfrentá-los de forma mais construtiva.

 

Lembre-se: o objetivo é manter a calma e viver melhor!

Sucesso!

0.0
Last Modified: Monday 09 August 2021 15:01
Related Articles: Emoções destrutivas – A Inveja
#raiva#dicas#estratégias

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado