Os conflitos fazem parte do dia a dia das pessoas, seja no ambiente laboral, familiar e social, e deriva de uma incompatibilidade de valores, ideias, opiniões, interesses e/ou necessidades.
Em toda organização existem conflitos e isso nem sempre tem a ver com falhas na gestão. No mundo corporativo, os conflitos podem surgir entre colegas, entre líderes e liderados, entre grupos, áreas ou departamentos.
Os conflitos podem ser causados por mudanças, lutas por poder, emoções, vaidade, orgulho, estereótipos, preconceito e, inclusive, escassez de recursos. Abaixo seguem 6 dicas para que você possa atentar quando o assunto é conflito no trabalho:
nem todo conflito é negativo, pois ainda que em um primeiro momento traga desconforto no ambiente organizacional, o debate e a discussão podem trazer benefícios, gerando novas ideias, novas visões sobre o objeto do conflito, soluções inovadoras e melhorias em processos.
nem todo conflito gera inimizades, dependendo das características de personalidade dos envolvidos, da inteligência emocional, o resultado do conflito pode trazer soluções para o caso e relações pessoais mais sólidas e colaborativas.
nem todo o conflito se resolve com o tempo, pois se não houver uma intenção, uma interação ou ação, o conflito tende a se perpetuar e as relações permanecerão estremecidas.
nem todo conflito tem perdedores e vencedores, pois se um conflito não for solucionado a organização que terá seu clima organizacional afetado e a produtividade comprometida., portanto, todos perdem. Por outro lado, um conflito solucionado pode trazer benefícios para as partes envolvidas, incluindo a organização.
nem todo conflito envolve comunicação verbal, pois a comunicação não-verbal (expressão corporal) tem importância significativa nas comunicações.
O conflito pode ser abordado de mais de uma maneira visando uma solução, em função de particularidades da situação, do estilo dominante do gestor, do tempo disponível e da cultura da organização, seja através da fuga, do amaciamento, da barganha, do uso de poder ou da cooperação. Aconselha-se o uso de abordagem direta e colaborativa, visando esclarecer os fatos e resolver a situação rapidamente.
Lembre-se que, ainda que os conflitos sejam inerentes às relações humanas e corriqueiros no ambiente profissional, devem ser enfrentados o mais cedo possível. Se o conflito for bem gerenciado, pode trazer aumento na produtividade da equipe, inovações, melhoria no processo decisório e no clima organizacional.
Sucesso!