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O IMPACTO DE MANTER UMA COMUNICAÇÃO PACÍFICA

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07 May 2021

Neste mês falaremos um pouco sobre a comunicação não-violenta e algumas distinções sutis que a CNV faz e que merecem atenção.

A comunicação não-violenta (CNV) é uma técnica de comunicação desenvolvida por Marshall Rosenberg que pode ajudar qualquer pessoa, mesmo em situações de conflito, a se comunicar de modo mais eficaz.

Baseia-se no pressuposto de que todos os seres humanos são capazes de sentir compaixão e empatia e que as pessoas só recorrem à violência quando não reconhecem estratégias mais eficazes para atender às necessidades.

Nesse processo, podemos seguir alguns passos que nos ajudam a ter conversas menos agressivas:

Observações X Avaliações

 

Uma observação é algo que você realmente viu ou ouviu no passado. Pense nisso como uma informação bruta. Nossos cérebros são programados para receber informações brutas e instantaneamente criar histórias simples que são avaliações e muito difíceis de separar das observações. Por exemplo:

Observação: ‘Você chegou dez minutos atrasado para a reunião desta manhã’.

Avaliação: ‘Você está sempre atrasado’. (Uma generalização)

Portanto, observe e evite pré-julgamentos.

 

Emoções X Pensamentos

 

Esteja ciente de que comunicar nossas emoções tem um impacto poderoso sobre as outras pessoas. Quando uma conversa difícil é necessária, as pessoas costumam dizer como se sentem (assustadas, incomodadas, ansiosas, confusas, envergonhadas, machucadas, tristes, cansadas etc.). Essas palavras são importantes porque, muitas vezes, o que vem depois de 'Eu sinto' não é uma emoção - é um pensamento. Por exemplo:

Pensei: ‘Sinto que você não está levando isso a sério’.

Emoção: ‘Eu me sinto frustrado’.

Portanto, expresse seus pontos vulneráveis caso se sinta confortável.

 

Necessidades Universais X Estratégias

 

De acordo com a CNV todos os seres humanos compartilham as mesmas necessidades universais e que por trás de cada emoção negativa está uma necessidade universal não satisfeita. Por exemplo, se um determinado comentário em uma reunião o deixou envergonhado, você pode perceber que se sentiu envergonhado porque sua necessidade de consideração não estava sendo atendida.

O emparelhamento de emoções com necessidades universais tem um efeito transformador em conversas difíceis. Por exemplo:

Estratégia: ‘Preciso que você me copie em todos os e-mails’.

Necessidade universal: ‘Preciso de alguma transparência’.

Aqui está outro exemplo:

Estratégia: ‘Preciso do seu apoio’.

Necessidade universal: ‘Preciso de suporte’.

Sendo assim, ao identificar suas necessidades universais será muito mais fácil identificar novas estratégias que atendam às necessidades universais de todos.

 

Solicitações X Demandas

 

Qual é a diferença entre uma solicitação e uma demanda? Ambas são estratégias que atenderiam a uma necessidade não atendida. Mas, ao contrário das demandas, por meio de uma solicitação específica, ligada a ações concretas, é possível deixar claro o que se quer da outra pessoa.

 

No próximo mês falaremos dos três princípios que podem ajudá-lo a fazer solicitações claras.

Sucesso!

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Last Modified: Friday 07 May 2021 09:39
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#comunicacao#pacifica#estrategia

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