Blog Soluções Coaching

UM CONVITE À DESAPRENDIZAGEM

0 Comentários
390
09 Feb 2023

É fato que o processo de aprendizagem é o caminho mais direto à obtenção de novas habilidades, capacidades e conhecimentos que podem ser aplicados tanto otimizar o desempenho profissional quanto para criar melhorias nas diferentes áreas da vida.  

Mas, você sabia que a desaprendizagem é vital no local de trabalho de hoje? Considerando que a mudança é uma constante, para se manter atualizado e não mergulhar no mundo do obsoleto, desaprender é um componente vital. Quando você desaprende algo, você o esquece, deixa de lado e perde o conhecimento disso. Em muitos casos, quando você desaprende algo, pode se livrar também de um mau hábito, preconceitos ou algo falso. Dentro de uma empresa, a desaprendizagem pode contribuir para que os colaboradores possam avançar, seguir em frente, trabalhar com mais eficiência e promover a missão da empresa. 

E esta desaprendizagem pode ser desde ações simples até procedimentos complexos. Seguem seis dicas para você gestor utilizar esse processo no ambiente de trabalho:

1. PROMOVA UM SENTIDO DE VONTADE – Funcionários que estão há muito tempo na mesma empresa ou área geralmente têm dificuldade em desaprender. Busque facilitar a ideia durante um período de transição, aumente a conscientização sobre os maus hábitos a serem desaprendidos e auxilie o seu colaborador e/ou time gradualmente para que eles desaprendam e reaprendam lentamente e durante um período especificado, e lembre -se de modelar o novo comportamento.

2. INCENTIVE O NOVO – Para captar novas ideias e deixá-las tomar conta, você precisa perseguir as coisas que não são familiares e conhecê-las. Para desaprender, você deve renunciar o familiar para abrir sua mente para o desconhecido. Novos ambientes também podem ajudá-lo a perceber coisas novas e ajudá-lo a quebrar um hábito. 

3. CRIE EQUIPES DIVERSAS – Quando se juntam profissionais de negócios de formação diferente e/ou áreas diferentes os funcionários são mais capazes de ver as coisas de um novo ponto de vista. A diversidade em equipes e organizações em geral contribui para este processo. Ao se expor a algo novo, o colaborador inicia o processo de desaprendizagem e se abre para aprender algo novo.

4. FOMENTE A CURIOSIDADE – Para incentivar os funcionários a estarem abertos a novas ideias e a desaprender conhecimentos anteriores, eles podem imaginar o aprendizado como uma criança faria a partir de um ponto de curiosidade. As crianças geralmente estão abertas para descobrir novas abordagens e novas técnicas sem muita hesitação. Ajude seus funcionários a ver o desaprender do ponto de vista de uma criança, envolvendo os cinco sentidos e investigando novas situações por tentativa e erro, aguçando seu senso de curiosidade. 

5. DEFINA METAS E DEIXE O SUCESSO CLARO – Social e emocionalmente, as pessoas funcionam melhor se tiverem objetivos específicos. O processo de desaprendizagem mais eficaz fornece metas claras e desafiadoras sem infringir o senso de propriedade sobre as metas. Além disso, as metas têm a capacidade de fornecer motivação e autoconfiança.

6. FORNEÇA SUPORTE CONTÍNUO – Desaprender pode ser tão difícil para a empresa quanto para cada funcionário. Para garantir uma transição tranquila, incentive os colegas a se ajudarem e porquê não ter uma equipe de suporte para lidar com o processo de desaprendizagem e que possa lidar com quaisquer falhas que surgirem.

Nosso mundo está em constante fluxo, e as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que desaprenderem, aprenderem, reaprenderem e evoluirem com ele.

"Esvazie seu cálice para que se encha; torne-se vazio para obter a totalidade." Bruce Lee

Sucesso!


0.0
Last Modified: Thursday 09 February 2023 11:20
#dicas

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado