Dicas de Coaching

Como otimizar resultados, economizando tempo e os nervos no dia-a-dia no trabalho?

Fev 2016

Chegar ao trabalho pela manhã, abrir a caixa de e-mail, responder a dezenas deles antes de continuar a fazer demanda de trabalho do dia anterior, lidar com as novas tarefas que o líder acabou de enviar, supervisionar a equipe, ir à reunião para criar novas estratégias com os pares, atender aos clientes. Quanto tempo você tem injetado em cada atividade que desenvolve ou está envolvido? 

Seguem 06 dicas que, para muitos casos, podem viabilizar a integração da sua rotina de trabalho e o planejamento necessário para lidar com as novas demandas corporativas.

1. Defina as prioridades

A primeira e mais importante dica para a gestão eficaz do tempo é a redefinição das prioridades. Antes mesmo de pensar em começar o trabalho, é importante saber quais as tarefas que são as mais importantes. Com base nesta decisão você poderá medir com menor margem de erro quanto tempo deve dispender em cada tarefa e quanto tempo ela realmente leva. O passo seguinte será separar as tarefas mais importantes das menos importantes. 

2. Relação custo-benefício

Outro ponto importante é o peso da relação custo-benefício. Qual é o retorno que eu tenho Claro, que há também as tarefas que precisam ser feitas independente desta relação. No entanto, ter a oportunidade de eliminar progressivamente uma tarefa devido à relação custo-benefício pobre te ajudará a otimizar os resultados da gestão de tempo.

3. Defina metas 

Segundo Lao Tzu (filósofo chinês) “Aqueles que não têm objetivos não podem alcançar nenhum”. O primeiro passo é definir um objetivo claro. As prioridades que você traçou anteriormente podem ajudar a determinar seus objetivos.

4. Organize-se

Seleciones dentre a sua lista de prioridades aquelas que levam menos de dez minutos e as faça imediatamente.

5. Diga “NÃO!"

Quem está com trabalho até o pescoço, nunca será tão bem organizado se sempre ceder a pedidos do tipo "você pode só fazer isso para mim?..." Aceitar a esta solicitação amigável facilmente leva a qualquer um para fora do fluxo de trabalho. A regra de ouro é: Diga "não" com mais frequência.

6. Uma tarefa por vez e do começo até o final.

Fazer tudo ao mesmo tempo nem sempre é positivo. Sempre que possível, realize uma tarefa por vez e dando a cada uma total atenção. Se você quiser executar uma tarefa após a outra abstenha-se de tarefas paralelas. Ao começar uma atividade leve-a até o final. As possíveis distrações durante o trabalho são inúmeras e podem ter um impacto sobre a eficácia e, portanto, também sobre a duração do seu trabalho. Portanto, uma tarefa por vez e do começo até o final.