A SUA EMPRESA TEM UMA CULTURA INCLUSIVA?

A SUA EMPRESA TEM UMA CULTURA INCLUSIVA ?

O respeito às diferenças e valorização da igualdade entre as pessoas ainda dá passos tímidos em nossa sociedade, sobretudo no mercado de trabalho. É preciso que haja um conjunto de valores e ações para que a cultura inclusiva nas empresas seja posta em prática. Para que isso ocorra é necessário tempo e, somente quando esta nova cultura estiver incorporada na organização, todos os colaboradores sentirão que fazem parte da equipe. Você sabia que sua empresa pode fazer a diferença, promovendo pluralidade entre os colaboradores, dando oportunidades para outros profissionais e assumindo o ideal da diversidade?

Seguem algumas dicas para que sua empresa se torne mais inclusiva:

  1. Repense os processos seletivos para que enfoquem nas qualificações dos candidatos e não em peculiaridades individuais. O processo seletivo deve ser justo e uma forma de garantir que isso ocorra é fazer uma seleção às cegas e rever a estrutura do recrutamento para que ele possa realmente ser inclusivo.
  2. Elabore um projeto de inclusão social que vise conscientizar os colaboradores, pois para que a cultura inclusiva ocorra, ela deve ser cultivada até que a ideia seja comprada por todos. É interessante que ele seja elaborado em parceria com diferentes áreas a fim de forma abranger melhor as diferentes necessidades. O envolvimento de todos faz com que a inclusão aconteça de forma natural.
  3. Trabalhe com os líderes a cultura inclusiva da empresa, pois a liderança deve ser a primeira a entender a importância da inclusão na organização uma vez que serão os líderes quem ajudarão na disseminação dessa cultura e devem contribuir para o acolhimento dos novos funcionários e ajudar na seleção e promoção desses profissionais.
  4. Capacite e conscientize os colaboradores das mudanças e benefícios que virão com a nova cultura através da promoção de palestras de conscientização e esclarecimento de dúvidas. Este, sem dúvida, é um passo importante para ajudar na inclusão de todos os funcionários e a criar um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo.
  5. Mensure os resultados conseguidos através de indicadores qualitativos ou quantitativos que permitam saber se as ações estão tendo o efeito esperado, se há algum desvio e onde ele está ocorrendo. Assim, atitudes podem ser tomadas para garantir que o objetivo maior do projeto seja atingido.

Lembre-se “a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com a igualdade”
(Paulo Freire)