A empatia é um fator importante para obter sucesso em muitos aspectos profissionais. Mas, o
que é empatia?
De acordo com o dicionário on line de língua portuguesa, além de outras definições, a palavra
empatia é a “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma
como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias; aptidão para se identificar com o
outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele
aprende etc.”
Embora a definição acima possa parecer simples, consegui-lo é mais complexo
do que parece.
Voltando à afirmação que fiz no começo, independentemente da posição que você ocupe
dentro de uma empresa e, inclusive, no caso de ser um profissional autônomo precisará se
relacionar adequadamente para conquistar os resultados desejados.
Na maneira de se comunicar com clientes e fornecedores, seja pelo canal que for sempre será
útil colocar-se no lugar do outro para compreender a sua postura e deste modo dialogar e
negociar.
E o melhor é que empatia pode ser aprendida se uma parte da predisposição para mostrar
empatia é definida pelo caráter ou a capacidade intuitiva da pessoa, por outro lado, qualquer
um que tenha interesse pode trabalhar a consciência da sua importância e buscar maneiras de
fortalecê-la nas suas relações diárias.
Seguem algumas dicas para usar para usar a empatia
com eficiência:
1) Deixe de lado seu ponto de vista e tente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.
2) Valide a perspectiva da outra pessoa.
3) Examine sua atitude: Você está mais preocupado em obter o seu caminho ou encontrar uma
solução?
4) OUÇA, OUÇA e mais uma vez OUÇA o outro.
5) Na dúvida, pergunte-se o que a outra pessoa faria.
6) Coloque os 05 itens acima em pratica em todas as situações.
Será enriquecedor para você ver a sua capacidade em ver o mundo a partir de outra
perspectiva!
Sucesso!