Retrucar, ignorar, aceitar ou CNV?

CNV é a sigla para Comunicação Não Violenta, que é uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, baseada na reflexão e consciência sobre nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender.

A CNV nos permite identificar o que está por trás de cada mensagem e forma de falar com mais eficácia e empatia, minimizando, desse modo, indesejáveis conflitos.

A prática da CNV está relacionada tanto ao emissor quanto ao receptor da mensagem – quem a ouve pode buscar refletir sobre a necessidade que está por trás daquela crítica, bem como quem a emite também deve fazer uma autorreflexão e identificar sua própria necessidade para, então, se expressar de forma empática.

Ao identificarmos o sentimento que foi estimulado através de uma mensagem, podemos nos responsabilizar por ele e a partir daí fazer a escolha de falar com transparência o que realmente está acontecendo e o que se espera do outro.

A aplicação da Comunicação Não Violenta no dia a dia das empresas pode melhorar o cenário de falta de reconhecimento, necessidades ignoradas, a falta de comunicação aberta com os líderes e o pouco diálogo entre colegas.

Mas como aplicar a CNV no dia a dia? Seguem algumas dicas:

1) Mudança de foco – questione-se sobre os seus próprios sentimentos e entenda quais são as necessidades que estão por trás deles.

2) Identificação do sentimento – preste atenção para evitar julgamentos ou colocar a culpa do sentimento no outro, ao invés de assumir a responsabilidade pelo sentimento.

3) Identificação da necessidade – pergunte-se por qual razão se sente daquela maneira e busque entender qual é a sua necessidade.

4) Reformulação da fala - após observar a situação sem julgamentos e identificar sentimentos e necessidades, expresse-se claramente usando a CNV e assumindo a responsabilidade pelo que você fala, faz e sente.

Lembre-se que a CNV é uma forma de comunicação para melhorar os nossos relacionamentos e atender as necessidades de todos.

Sucesso!

INFORMAÇÕES DE CONTATO

(11) 97200-1591 / (11) 95406-0338